Qualificação do trecho entre Açailândia (MA) e Porto de Vila do Conde (PA), deve impulsionar a integração ferroviária nacional, promovendo eficiência logística, redução de custos e maior competitividade para o Brasil
O trecho entre Açailândia (MA) e Estrela D’Oeste (SP) da ferrovia Norte-Sul foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para receber novos investimentos em infraestrutura. A medida, anunciada pelo Ministério dos Transportes em fevereiro de 2025, visa ampliar a capacidade de transporte de cargas no principal corredor ferroviário do Centro-Oeste e Nordeste, consolidando o Brasil como protagonista em logística sustentável.
Investimentos na ferrovia Norte-Sul impulsionarão transporte de cargas
O trecho de 1.537 km integra o plano do governo federal para expandir a malha ferroviária nacional em 40% até 2030, conforme destacou Renan Filho, Ministro dos Transportes:
“A qualificação no PPI permitirá parcerias público-privadas para modernizar trilhos, sinalização e terminais. Queremos aumentar a participação das ferrovias na matriz de transporte de cargas dos atuais 15% para 30% nesta década.”
A expectativa é que os investimentos na ferrovia Norte-Sul atraiam R$ 12 bilhões em recursos privados, com foco em:
- Duplicação de vias.
- Implantação de sistemas de controle automatizado.
- Construção de terminais intermodais.
Investimentos na ferrovia Norte-Sul reforçam papel estratégico no agro
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em 2024:
- A malha ferroviária transportou 630 milhões de toneladas de carga, alta de 8% ante 2023.
- O setor movimentou R$ 98 bilhões, com participação de 28% no escoamento de grãos (soja, milho).
- A ferrovia Norte-Sul foi responsável por 22% do total, ligando regiões produtoras ao Porto de Itaqui (MA).
Renato Vale, presidente da ANTF, reforça:
“Cada real investido em ferrovias gera R$ 3 em retorno econômico. A Norte-Sul é vital para reduzir custos logísticos do agro e descarbonizar o transporte.”
Próximos passos e impactos regionais
O edital para as PPPs do trecho qualificado será lançado em junho de 2025, com previsão de início das obras em 2026. Os municípios atendidos pela ferrovia, como Gurupi (TO) e São José do Rio Preto (SP), devem receber incentivos fiscais e geração de 15 mil empregos diretos.
Carlos Melo, secretário de Logística do Ministério, explica:
“Priorizamos regiões com alto potencial agroindustrial. A Norte-Sul conectará o Matopiba ao Arco Norte, reduzindo em 30% o tempo de escoamento de grãos.”
Fonte: Governo Federal