Carro eletrico carregando bateria

Vendas de veículos eletrificados cresceram 24,3% sobre fevereiro de 24; Brasil já tem 14.827 eletropostos, com crescimento da recarga rápida

O mercado brasileiro de veículos eletrificados leves segue em crescimento neste início de 2025, com 12.988 emplacamentos em fevereiro, que representam um aumento de 24% das vendas sobre fevereiro do ano passado (10.451). Sobre janeiro deste ano (12.556), o aumento foi de 3,4%.

Esses 12.988 emplacamentos referem-se à soma dos veículos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex, sem incluir os MHEV (Mild Hybrid ou micro-híbridos), conforme o novo critério de classificação dos eletrificados adotados pela ABVE a partir de janeiro deste ano.

Nos dois primeiros meses de 2025, o mercado de eletrificados já acumula 25.544 veículos vendidos, um avanço de 13,7% sobre o mesmo período de 2024 (22.477). “O crescimento constante dos veículos eletrificados segue sendo impulsionado pela maior conscientização dos consumidores sobre os benefícios ambientais e financeiros da eletrificação”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

“Além disso, é importante destacar também o crescimento da infraestrutura púbica de recarga elétrica no Brasil, que tem dado mais confiança ao consumidor para apostar na eletromobilidade”, acrescenta ele. O total de eletropostos públicos e semipúblicos instalados no País chegou a 14.827 unidades em fevereiro (12.397 AC e 2.430 DC), com importante crescimento dos pontos de recarga rápida (DC), que atingiram 16,4% do total, segundo apuração da ABVE/Tupi Mobilidade.

Incentivos

Entre as tecnologias de veículos leves eletrificados, os destaques em fevereiro foram para os 100% elétricos (BEV) e os híbridos flex não plug-in (HEV Flex), que registraram crescimento significativo neste início do ano. Os BEV avançaram 21,4%, totalizando 4.492 veículos vendidos, frente aos 3.700 de janeiro. Já os HEV Flex cresceram ainda mais, com 1.464 veículos comercializados, um salto de 140% em relação a janeiro (610).

Os incentivos fiscais estaduais desempenham um papel importante no crescimento desses modelos. No caso dos BEV, o aumento foi notável no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, estados que oferecem isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos. Já o crescimento dos HEV Flex está concentrado em São Paulo, onde a política estadual de incentivo ao IPVA reduzido favoreceu diretamente esse segmento.

O cenário atual reflete um mercado dinâmico e em transformação, no qual os incentivos fiscais podem ser um fator decisivo nas decisões de compra.

Preferências entre as opções de veículos eletrificados

Os modelos elétricos plug-in (BEV e PHEV) seguiram dominando o mercado dos eletrificados em fevereiro, representando 80% das vendas do mês (10.376 veículos, do total de 12.988). Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 20% do total (2.155).

Os híbridos plug-in (PHEV) mantiveram a maior participação entre os eletrificados, com 5.884 veículos, correspondendo a 45% do mercado. No entanto, esses modelos registraram uma queda de 12% em relação a janeiro (6.701). Mas, em comparação com fevereiro de 2024 (3.594), o crescimento dos PHEV foi expressivo, alcançando 64%.

Os veículos 100% elétricos (BEV) registraram um desempenho positivo, alcançando vendas de 4.492 em fevereiro (34,6% do mercado de eletrificados). Esse segmento apresentou um avanço de 21,4% na comparação com janeiro (3.700) e de 23,4% em relação a fevereiro de 2024 (3.639), reforçando a tendência de crescimento dos modelos totalmente elétricos.

Entre os híbridos, o HEV Flex conquistou 11% de participação do mercado de eletrificados (1.464). O modelo teve um salto de 140% em relação a janeiro (610), mas registrou uma leve retração de 2,7% na comparação com fevereiro de 2024 (1.504). Já os híbridos convencionais (HEV) responderam por 9% das vendas de eletrificados em fevereiro (1.148), com queda de 26% sobre janeiro (1.545) e crescimento de 32% na sobre fevereiro de 2024 (869).

Os números reforçam o avanço da eletrificação no mercado brasileiro, com destaque para o crescimento dos BEVs e a liderança consolidada dos híbridos plug-in. Em fevereiro de 2025, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:

  • PHEV: 5.884 (45,3%)
  • BEV: 4.492 (34,6%)
  • HEV FLEX: 1.464 (11,3%).
  • HEV: 1.148 (8,8%)
  • TOTAL: 12.988

Geografia da eletromobilidade 

A geografia da eletromobilidade no Brasil ainda se concentra na região Sudeste, mas vem gradualmente expandindo seu alcance para outras partes do país. Esse crescimento fora do Sudeste é impulsionado por um conjunto de fatores, incluindo incentivos governamentais regionais, ampliação da infraestrutura de recarga, investimentos das montadoras e aumento da rede de concessionárias.

Em fevereiro, a região Sudeste liderou as vendas de eletrificados, com 6.055 veículos, representando 46,6% do total. O Sul ficou com 17,6% (2.291 veículos), seguido de perto pelo Nordeste, com 17% (2.202 veículos). O Centro-Oeste respondeu por 15% (1.943 veículos), enquanto a região Norte teve a menor participação, com 3,8% (497 unidades).

Apesar das diferenças na distribuição regional das vendas, um fator comum a todas as regiões é a liderança dos elétricos plug-in (BEV e PHEV). Esse desempenho indica que a expansão da infraestrutura de recarga tem sido um fator determinante para o crescimento da demanda por esses modelos.

Em fevereiro o Brasil alcançou 14.827 pontos de recarga públicos e semipúblicos, sendo 12.397 do tipo AC (recarga lenta) e 2.430 do tipo DC (recarga rápida). Trata-se de um aumento significativo de 22% em apenas três meses. Em novembro de 2024, o total era de 12.137. Os números são da ABVE/Tupi Mobilidade.

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em fevereiro de 2025 foram:

  • 1º – São Paulo: 1.610
  • 2º – Brasília: 1.178
  • 3º – Belo Horizonte: 636
  • 4º – Rio de Janeiro: 508
  • 5º – Curitiba: 374

Micro-híbridos

Em fevereiro, os micro-híbridos, ou veículos híbridos leves, sem tração elétrica, chegaram a um total de 3.249 veículos vendidos, sendo 2.122 MHEV 12V e 1.127 MHEV 48V. Na comparação com janeiro de 2025 (3.946), houve uma queda de 18%.

A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar a venda por estados e por municípios. Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado.

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