Por Renato Lobo

Munique está testando um ônibus elétrico movido a energia solar. A Sono Motors e a pepper motion GmbH equiparam um veículo Mercedes-Benz Citaro para demonstração. O coletivo conta com 14 módulos solares semiflexíveis para fornecer cerca de 1,3 kW de pico ao sistema de 24 volts.

Durante os próximos dois anos, os operadores terão a oportunidade de participar da fase de teste. “Acreditamos em um futuro em que todo veículo será um veículo elétrico solar. É por isso que estamos convencidos de que nosso primeiro ônibus elétrico com tecnologia solar é uma grande conquista para o futuro do transporte público. A Sono Motors e a Pepper visam acelerar a transição para veículos de emissão zero já hoje”, afirma Laurin Hahn, CEO e cofundador da Sono Motors.

O controlador de carga solar transfere a energia solar para a bateria de 24 volts, onde é usada como fonte primária de energia. O carregador DC/DC do coletivo assume o fornecimento de energia quando a carga é insuficiente. Isso significa que a energia solar não é usada diretamente para dirigir, mas sim para alimentar a climatização e outros sistemas auxiliares. Desta forma, o estresse na bateria de alta tensão e no carregador DC/DC é reduzido e pode, portanto, levar a mais horas de operação, menos ciclos de carregamento e um custo total reduzido.

Fonte: ViaTrolebus

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?