Fará a ligação entre a Cidade Tiradentes e Oscar Freire.

Por Renato Lobo

A esquina das Alamedas Casa Branca e Lorena, no Jardim Paulista, deve ganhar uma nova estação de Metrô, prevista no projeto da Linha 16-Violeta, que fará a ligação entre a Cidade Tiradentes e Oscar Freire. O futuro eixo metroviário deve ter seu anteprojeto de engenharia seguido do projeto básico elaborado em breve.

De acordo com o projeto diretriz do novo eixo metroviário, a estação Nove de Julho está próximo ao corredor de ônibus Nove de Julho-Santo Amaro da SPTrans, um dos principais eixos de transporte coletivo da cidade, que terá quatro acessos, sendo apenas um deles na 9 de julho.

A futura parada atende a centralidade formada por atividades instaladas na avenida Nove de Julho, alamedas Campinas e Lorena, ruas Pamplona, Peixoto Gomide, Rocha Azevedo, Padre João Manoel, Augusta, Oscar Freire, Presidente Prudente e Estados Unidos. Além disso, está próxima ao shopping Jardim Pamplona, ao parque Tenente Siqueira Campos (Trianon), aos teatros Procópio Ferreira e Paris 6-Burlesque, colégios tradicionais (Assunção, Dante Alighieri) e galerias de arte. A desapropriação deve contar lotes de residências e comércio: 11 imóveis com área aproximada de 2.851 m².

Demanda

São esperados por dia uma demanda estimada em 28.870 passageiros, sendo 767 embarques e 5.817 desembarques na hora pico manhã, sendo considerado uma estação de demanda média. Os projetistas do metrô avaliam que terá duas funções principais: atendimento ao público lindeiro do bairro e ao público usuário das linhas de ônibus que passam no corredor da avenida Nove de Julho. Cerca de 70% das entradas serão lindeiras e 30%, provenientes do modo ônibus. Um total de 20 linhas municipais passam na região com frequência máxima de 163 ônibus por hora.

O projeto da estação consiste em poço lateral e plataformas sobrepostas dentro do túnel construído por TBM4. As plataformas inferiores estão a cerca de 35 metros de profundidade em relação à superfície. A parada é uma das sete da linha 16 que terão elevadores no lugar de escadas rolantes. Os equipamentos poderão ser de dois andares, a depender da avaliação de estudos mais aprofundados, como no anteprojeto.

Acessos

O acesso A situa-se na face sul da alameda Lorena, a oeste do cruzamento com a alameda Casa Branca;

  • O acesso B está localizado na face leste da alameda Casa Branca, ao sul da alameda Lorena;

  • O acesso C ocupa dois pequenos lotes ao norte da alameda Lorena e acomoda um conjunto completo de circulação vertical, com escadas rolantes e fixas e elevadores; este acesso será o mais próximo ao ponto de parada sentido bairro do corredor de ônibus;

  • O acesso D será mais enxuto e não ocupará área desapropriada; ele ocupará trecho de calçada alargada na face sul da alameda Lorena.

Fonte: ViaTrolebus

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?