File

Os embarques de milho pelo porto de Paranaguá e Antonina (PR) totalizaram 629,9 mil toneladas, um aumento de 388% se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo informações da Portos do Paraná.

Já as exportações de soja diminuíram 47%, totalizando 346,8 mil toneladas. Ainda assim, o porto foi a principal rota de escoamento da oleaginosa no Brasil em janeiro, a frente dos volumes movimentados nos portos de Rio Grande (263.365 toneladas), Salvador (71.396) e Vitória (56.180 toneladas).

Com esse cenário, as exportações de granéis sólidos via porto de Paranaguá cresceram 12,8%, chegando a 1,2 milhão de toneladas.

“A demanda do segmento dos granéis vegetais de exportação vem intensa desde o final de 2022. Neste ano, não tivemos nenhum período de ociosidade no embarque pelo Corredor Leste”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

No mês passado, a movimentação de caminhões no pátio de triagem do porto de Paranaguá chegou ao maior patamar desde 2016. Foram 29,6 mil veículos no local para descarregar soja, milho e farelo de soja nos terminais paraenses. O recorde para o mês na ocupação de vagas do local, registrado há sete anos, foi de cerca de 30 mil caminhões. O número de 2023 é quase 15% maior que o registrado em 2022, quando foram 25,8 mil transportadores recebidos.

Fonte: ABIFER

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?