Companhia terá um carro ferroviário adicionado para atender os clientes nos seus três roteiros.
Por William Moreira

A partir de maio de 2023, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) irá aumentar a oferta de lugares para as viagens do Expresso Turístico, serviço que liga o centro de São Paulo as regiões de Mogi das Cruzes, Jundiaí e Paranapiacaba por meio de um roteiro cultural.
Serão 88 assentos a mais em cada viagem, fruto da adição de um novo carro de passageiros restaurado pela companhia. Este novo veículo recebeu pintura nova internamente e do lado externo, reforma das poltronas e reformulação da comunicação visual.
O valor da viagem é R$ 50 e qualquer um dos roteiros pode ser adquirido pelo site do Sympla (https://www.sympla.com.br/eventos?s=cptm&tab=eventos), com as vendas já abertas.
Ainda neste ano, um vagão restaurante deve ser incorporado no trem turístico, para ofertar opções de alimentos durante o trajeto. O veículo será restaurado.
O Expresso Turístico iniciou o funcionamento em 2009 atendendo sempre aos finais de semana e feriados, proporcionando ao passageiro além de viajar em um trem antigo, com carros ferroviários de época, restaurados e conservados, o cliente no decorrer do percurso é informado pelo sistema de som sobre curiosidades, personalidades e pontos históricos possíveis de ser vistos a partir do trem.
A locomotiva utilizada é do modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).
As partidas normalmente partem da estação Luz às 8h30 e o retorno do ponto de destino acontece às 16:30.
Fonte: Diário do Transporte