Ferrovia rodovia brasil

Encontro busca explorar os avanços estruturais e estratégicos para fomentar o futuro das ferrovias no Brasil

A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias – Ferrofrente e a Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF) serão recebidas na próxima quinta-feira, 10 de abril, pelo Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, no Ministério dos Transportes em Brasília. A audiência, solicitada pela Ferrofrente, terá como foco temas essenciais para o futuro do transporte ferroviário no Brasil, buscando avanços estruturais e estratégicos para o setor.

O encontro contará com a presença de José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Ferrofrente, e de Jean Pejo, presidente da ALAF e do conselho editorial da Conexão Sobretrilhos.

Mobilidade urbana e integração do modal ferroviário no transporte público e de cargas na pauta

Entre os principais pontos da pauta, destacam-se a necessidade de reconfiguração da mobilidade urbana e a integração do modal ferroviário ao sistema de transporte público e de cargas. Além disso, será discutida a transição do modelo de concessão verticalizado para um sistema horizontal, permitindo maior eficiência e expansão da malha ferroviária. Outro tema central será a sustentabilidade, destacando o trem como uma alternativa mais segura, econômica e com menor impacto ambiental, contribuindo para a redução de emissões e o desenvolvimento de um transporte mais limpo.

Para José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Ferrofrente, o diálogo com o governo federal é essencial para reverter o cenário atual e fortalecer as ferrovias como um pilar estratégico da infraestrutura nacional.

“Precisamos avançar em um modelo de transporte ferroviário eficiente, sustentável e integrado. O Brasil tem um enorme potencial ferroviário que precisa ser retomado com planejamento e investimentos adequados. Esse encontro com o secretário nacional é um passo importante nessa direção. A prioridade deve ser recuperar e modernizar as ferrovias existentes ao invés de criar estruturas que atendam interesses privados sem um olhar para a mobilidade nacional. A conclusão é clara: por que Mairinque, ao invés de querer construir um pátio ferroviário para a Rumo, não investe esses recursos na recuperação da via entre Mairinque e São Roque? Isso traria benefícios reais para o transporte e para a população, além de facilitar uma futura conexão através da Malha Oeste, permitindo a ligação com o Pacífico e ampliando parcerias estratégicas, incluindo países como a China.”

A reunião acontecerá às 15h do dia 10 de abril de 2025, e a expectativa é que desse encontro saiam ações concretas para fortalecer o setor ferroviário no Brasil e em toda a América Latina.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?