Ferrofrent discute setor ferroviario

FerroFrente reuniu em 11 de fevereiro líderes do setor ferroviário para discutir como promover as iniciativas no Estado de São Paulo

O setor ferroviário brasileiro tem sido palco de diversas iniciativas e discussões recentes sobre sua revitalização e expansão. O governo federal está elaborando um pacote de medidas para modernizar e ampliar a malha ferroviária nacional. Entre as propostas, destaca-se a regulamentação do direito de passagem, permitindo que diferentes empresas utilizem trilhos operacionais por transações privadas, o que pode reduzir o monopólio no transporte de cargas.

Além disso, planeja-se a introdução do “agente de transporte ferroviário de cargas”, figura independente de que poderá operar nos chamados “slots de trilhos”, promovendo uma gestão mais eficiente e competitiva. Outro ponto de destaque é a retomada do bonde norte da Ferrovia Norte-Sul, um trecho de 477 km que conecta Açailândia, no Maranhão, ao porto de Vila do Conde, no Pará, facilitando o escoamento de diversas cargas, incluindo produtos agrícolas e minerais.

Paralelamente, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Infra SA, vinculados ao Ministério dos Transportes, estão colaborando para desenvolver estudos que viabilizem a revitalização de cerca de 10 mil quilômetros de trechos ferroviários previstos para serem retornos por particulares.

A busca iniciativa ampliar a participação ferroviária na matriz de transportes do Brasil, promovendo o desenvolvimento regional e soluções de baixo carbono que reduzam emissões de gases de efeito estufa.

No entanto, os desafios persistem. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que 56% da malha ferroviária do país tem um fluxo inferior a dois trens por dia, evidenciando a subutilização e a falta de investimentos e manutenção no setor.

Em termos de participação no transporte de cargas, as ferrovias cobrem atualmente 27% do volume transportado no Brasil, com uma malha de 30 mil quilômetros. Estudo da Fundação Dom Cabral indica que há potencial de crescimento, especialmente com investimentos nos próximos anos.

Essas iniciativas e estudos refletem um movimento em direção à revitalização e expansão do transporte ferroviário no Brasil, buscando equilibrar a matriz de transportes e promover soluções mais sustentáveis e eficientes.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?