Segundo secretário de Parcerias em Investimentos, governo Tarcísio de Freitas também irá contratar estudos para trens regionais para São José dos Campos, Sorocaba e Santos.

Por Ricardo Meier

Alvo de inúmeras promessas, o edital do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC Norte) deve ser publicado até 31 de março, previu Rafael Benini, secretário de Parceria em Investimentos, nova pasta criada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A concessão que englobará três serviços (além do TIC, também o Trem Intermetropolitano e a Linha 7-Rubi) é estudada desde pelo menos a gestão de Geraldo Alckmin (hoje vice-presidente no governo de Lula).

Durante a gestão de João Doria (sem partido) e Rodrigo Garcia, o projeto foi várias vezes anunciado, mas a licitação acabou não ocorrendo até o final do ano passado.

Entre os impeditivos estão diversos acordos que dependem do governo federal, na época sob responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do qual Tarcísio foi Ministro da Infraestrutura.

Dois pontos cruciais foram vencidos, a renovação das concessões de carga pela Rumo (Jundiaí-Campinas) e MRS (Jundiaí-Santos), mas há outros aspectos jurídicos que precisam ser alinhados para que seja possível determinar a responsabilidade por cada parte do projeto. As vias, por exemplo, estão nas mãos da concessionárias de cargas, que farão parte das obras de segregação.

De acordo com Benini, o atual governo está “fazendo os últimos ajustes, vendo a disponiblidade orçamentária”, disse durante entrevista ao canal da Assembléia Legislativa no Youtube.

Novos trens regionais

O projeto terá um investimento de cerca de R$ 10 bilhões e deve ter o leilão realizado no segundo semestre, segundo o secretário, que é responsável por buscar parceiros privados com potencial de interesse na concessão.

Benini também revelou que os estudos para os leilões dos trens regionais entre a capital paulista e São José dos Campos, Sorocaba e Santos. O secretário também citou as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade nesses pacotes, o que significaria o fim da CPTM após as concessões. Apesar disso, ele também incluiu a futura da Linha 14-Ônix, entre Santo André e Guarulhos, entre os projetos analisados.

A previsão é que o serviço Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas, e o Trem Intercidades, comecem a funcionar dentro de 4 e 7 anos, respectivamente.

Fonte: Metro CPTM

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?