Infra Talks reuniu especialistas e gestores públicos para debater práticas sustentáveis no setor de infraestrutura, incluindo mobilidade
“O Ministério dos Transportes entende política de sustentabilidade como premissa para a organização da política pública. É considerar os desafios climáticos na modelagem dos projetos e obras públicas”.
A fala do subsecretário de Sustentabilidade da pasta, Cloves Benevides, resume o foco do Infra Talks, evento que aconteceu nesta quinta-feira (27), na B3, a Bolsa de Valores de SP.
A ideia é reunir, em uma série de encontros, especialistas e gestores públicos para discutir o papel das concessões no desenvolvimento da infraestrutura nacional, com atenção à sustentabilidade, inovação e resiliência climática.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério dos Transportes (MT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI) e seguirá sendo realizada a cada leilão. No caso desta quinta, após o evento ocorreu o leilão da BR-364/RO.
O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou a importância de iniciar esse projeto simultaneamente ao primeiro leilão do ano, que envolve uma rodovia essencial para a região Norte.
Investimentos previstos em mobilidade sustentável
“Teremos R$ 10 bilhões em investimentos para transformar esse corredor logístico em um modelo de segurança e eficiência, conectando-o de forma estratégica com a hidrovia do Rio Madeira e impulsionando o desenvolvimento regional”, afirmou George Santoro.
Para a secretária Nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse, o Infra Talks é uma oportunidade para consolidar uma infraestrutura mais moderna e sustentável. “Discutir esse tema junto com os leilões reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. A gestão do ministro Renan Filho está aberta ao diálogo para incorporar boas práticas e promover uma infraestrutura resiliente, de menor impacto ambiental e mais benéfica para o Brasil”, concluiu.