Por Henrique Carau
É chegada a hora de retomar!
Após o cancelamento de um evento presencial que já tinha o planejamento quase que completamente concluído e de observar o vácuo do início da pandemia.
Desde a sua fundação, em 1999, e após 48 reuniões realizadas, o GPAA nunca experimentou um desafio como o de manter a unidade sem as tradicionais reuniões presenciais. Como manter o grupo engajado com tantos desafios impostos? As lives foram uma ferramenta maravilhosa e conseguimos trilhar um belo caminho, apesar das restrições. Trocamos muitas informações, ajudamos a lidar com o novo cenário e pudemos inclusive retomar os assuntos técnicos.
Como dizem, cada desafio traz oportunidades. No momento, com a redução dos casos de Covid-19 e a liberação das estrições, se inicia o desafio de retomar as atividades. O ritmo de antes da pandemia era outro: todos engajados e com as atividades a pleno vapor. A retomada, por outro lado, é mais modesta. Alguns eventos ainda ocorrem de maneira híbrida ou online, mas o GPAA precisa do grupo unido. Você compartilha com quem confia e confia em quem conhece. Para além das soluções, os eventos presenciais do GPAA têm a importante função de formar laços.
Recentemente fizemos uma visi- ta a um metrô parceiro, e que satisfação poder apertar a mão e dar um abraço nos nossos colegas. Precisa- mos disso e precisamos fazê-lo de forma segura.
A primeira reunião do GPAA não ocorreu neste ano, porém buscamos oportunidades de realizar um belo retorno ainda em 2022 em São Paulo, para reatar e criar novos laços.
Adiar e retomar as atividades fazem parte do nosso percurso! O que realmente importa na nossa caminhada não é o quão longe chegamos, mas sim as atividades que compartilhamos em conjunto. Afinal, no GPAA a autoajuda será sempre o resultado do nosso trabalho!

Henrique Carau
Coordenador do GPAA
GPAA – Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária
