1o. Fórum Nacional pelas Ferrovias do Brasil destacou as inovações e investimentos no setor ferroviário com participação de representantes do governo e da iniciativa privada
A Câmara Municipal de São Paulo sediou o Primeiro Fórum Nacional pelas Ferrovias do Brasil, um evento de extrema relevância para o setor ferroviário, organizado pela FerroFrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias, AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô e ALAF – Associação Latino-americana de Estradas de Ferro. A reunião reuniu autoridades e representantes de diversas entidades da sociedade civil para debater a mobilidade urbana e a integração das ferrovias como eixo estruturante do sistema de transporte.
Durante sua participação, o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo César Ribeiro, destacou os avanços e desafios do setor, enfatizando a inovação na estruturação financeira dos projetos ferroviários e a perspectiva de novos leilões com participação financeira da União.
Uma Nova Abordagem para a Expansão do Setor Ferroviário
O Secretário Leonardo ressaltou que o Brasil está diante de um momento singular para o setor ferroviário, com a possibilidade de realizar leilões de ferrovias contando com aporte financeiro direto da União. Segundo ele, essa iniciativa visa viabilizar a expansão da malha ferroviária, especialmente em trechos greenfields, que exigem altos investimentos iniciais antes de gerar receitas sustentáveis.
Até o momento, a prática no Brasil tem sido a construção de ferrovias com recursos exclusivamente públicos para posterior concessão à iniciativa privada. No entanto, com a nova estratégia, será possível realizar leilões já prevendo a participação financeira do governo, reduzindo riscos para os investidores e acelerando a expansão do modal ferroviário.
Leia também:
Jean Pejo, conselheiro do Conexão Sobretrilhos, discute o futuro do setor ferroviário na Câmara dos Vereadores
29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária trouxe importantes debates sobre inovação
Sistema integrado da VLI inicia embarques de safra de milho para exportação