File

TIC foi alvo de campanhas políticas para governo de SP no ano passado; Tarcísio de Freitas citou projeto em visita a Davos.

Como está o projeto do Trem Intercidades, ou TIC, que pretende ligar Campinas

a São Paulo por meio de malha ferroviária? No papel há anos, a proposta esteve

presente nas campanhas políticas ao governo de São Paulo no ano passado e,

neste mês, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) debateu o projeto

em visita a Davos, na Suiça.

No projeto at ual, o TIC prevê três t ipos de viagens, sendo:

  • um trem expresso, que ligará Campinas a São Paulo em 60 minutos

  • um trem intermetropolitano, que não deve parar em todas as estações

  • um trem parador, agregando estações de Vinhedo, Valinhos e as que já existem na linha 7-Rubi da CPTM, que fará o trajeto em cerca de duas horas

De acordo com a secretaria de Transportes Metropolitano, o projeto Trem Intercidades, está em fase final de ajustes para a publicação do edital, prevista para o primeiro semestre de 2023. A ideia é que seja feito por meio de uma parceria público-privada, ou seja, um contrato entre o setor privado e o governo.

Em nota, o governo estadual disse que desde novembro passado, está em andamento um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Ministério da Infraestrutura para a expedição de diretrizes relacionadas à liberação de território necessária à implantação do TIC Eixo Norte e da segregação entre trilhos de cargas e de passageiros. “Por meio da iniciativa, o Estado garante que a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM no trecho ferroviário até Jundiaí”. Em dezembro do ano passado, o governo de São Paulo assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura para “destravar” a licitação do TIC.

Com a assinatura, o governo paulista disse que terá as condições necessárias para viabilizar a implantação e a operação do TIC Eixo Norte, e poderá lançar o edital da licitação da parceria público-privada.

EM DAVOS

Em Davos, na Suíça, o governador Tarcísio falou sobre o TIC com o presidente do BID, Ilan Goldfajn, para participação da estruturação de projetos no Estado. O governo não deu mais detalhes sobre estas negociações.

COMO SERÁ O INTERCIDADES?

O projeto prevê, na fase avançada, 101 km de extensão e contará com um serviço expresso entre Campinas, Jundiaí e São Paulo, e outro serviço parador entre Campinas e Francisco Morato, atendendo às cidades de Louveira, Valinhos e Vinhedo.

A expectativa é de atender até 60 mil passageiros/dia em todos os serviços. O prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do Trem Intercidades em 4 anos.

O projeto compreende também a operação, manutenção e obras, com melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da linha 7-Rubi da CPTM.

Fonte: A Cidade On Campinas

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?