Vinicius gibrail

O executivo chega à empresa para fortalecer sua presença na região e impulsionar o crescimento dos serviços de testes e certificação para Componentes, Eletrônicos, Máquinas e Produtos Solares

A TÜV Rheinland anuncia Vinicius Gibrail como o novo Diretor da Divisão de Produtos Solares e Comerciais para a América do Sul. O executivo, que possui mais de 25 anos de experiência em liderança, assume a missão de impulsionar o crescimento da empresa no setor, fortalecendo sua presença na certificação, testes e aprovações de produtos e sistemas solares, componentes, eletrônica de potência e máquinas.

Gibrail possui uma sólida trajetória em gestão estratégica, administração geral e operações comerciais. Sua carreira foi construída em empresas multinacionais na América Latina e, antes de ingressar na TÜV Rheinland, atuou como Gerente Geral das subsidiárias latino-americanas da Array Technologies e da Schneider Electric, onde liderou equipes multidisciplinares e fortaleceu o relacionamento com clientes estratégicos. Sua expertise abrange o desenvolvimento de estratégias comerciais, marketing, importação e exportação, logística, finanças e gestão de equipes de alto desempenho.

“A TÜV Rheinland desempenha um papel fundamental na garantia da segurança, qualidade e confiabilidade das soluções que impulsionam o setor de energia solar. Estou muito entusiasmado em contribuir para a expansão e consolidação da empresa na América do Sul. A região tem um enorme potencial para um crescimento sustentável”, afirma Vinicius Gibrail.

Na TÜV Rheinland, Vinicius será responsável pela direção estratégica e pelos resultados financeiros da divisão, com foco especial na expansão dos serviços nos principais mercados da região, incluindo Brasil, Argentina e Chile.

A equipe de Produtos Solares e Comerciais da TÜV Rheinland é composta por uma rede diversificada de especialistas distribuídos por seis continentes, atendendo fabricantes, fornecedores e operadores de produtos e sistemas solares, componentes, eletrônica de potência e máquinas. O escopo dos serviços inclui avaliações de segurança, desempenho e confiabilidade, bem como testes de tecnologia sem fio e compatibilidade eletromagnética (EMC) para uma ampla variedade de produtos, incluindo fotovoltaicos. Recentemente, a empresa tem focado em serviços relacionados à sustentabilidade e explorado oportunidades em áreas como cibersegurança e inteligência artificial.

“A experiência e a liderança de Vinicius são essenciais para reforçar ainda mais nossa posição como referência no setor. A transição energética e o rápido crescimento da energia solar na região exigem soluções de certificação confiáveis e inovadoras, e temos plena confiança de que ele agregará um valor significativo às nossas operações”, destaca Frank Piller, Vice-Presidente Global para Produtos Solares e Comerciais, na TÜV Rheinland.

Crescimento do mercado sul-americano

A TÜV Rheinland é líder de mercado na certificação de Componentes e Máquinas na América do Sul e está ativamente expandindo seus negócios. O mercado de energia solar no Brasil e na América do Sul tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado por investimentos robustos, políticas favoráveis e abundantes recursos solares. Em 2024, o Brasil adicionou 14,3 GW de capacidade solar fotovoltaica, elevando a capacidade operacional total para 52,2 GW. Desse total, 35 GW correspondem à geração distribuída e 17,2 GW à geração centralizada. A energia solar agora representa 21,3% da matriz elétrica nacional, consolidando-se como a segunda maior fonte de geração de energia do país.

Os investimentos no setor solar brasileiro atingiram R$ 54,9 bilhões em 2024, acumulando mais de R$ 239 bilhões desde 2012. Além disso, o setor gerou mais de 429 mil novos empregos em 2024, totalizando mais de 1,5 milhão de postos de trabalho desde 2012.

Na América do Sul, o Chile se destaca pelo aproveitamento da alta radiação solar do Deserto do Atacama. O país possui mais de 550 projetos solares em operação, totalizando 9 GW de capacidade instalada, e planeja adicionar mais 2,6 GW até 2025. No entanto, desafios como a necessidade de infraestrutura adequada de transmissão e soluções de armazenamento de energia ainda precisam ser enfrentados.

Outros países da região também avançam no setor solar. A Argentina alcançou 1 GW de capacidade solar em 2021. Esses números refletem o crescente compromisso da América do Sul com a diversificação energética e a redução da dependência de combustíveis fósseis.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?