File

A incrível passagem escavada na montanha fica na cidade de Bergen e será inaugurada em 15/4. Leva-se 10′ para cruzar o túnel de bicicleta e pouco mais de 30′ caminhando.

Escavado no interior da montanha Lovstakken, e com 2,9 km de comprimento, o túnel Fyllingsdalen é exclusivo para pedestres e ciclistas. Os noruegueses vem anunciando a novidade como sendo o “túnel mais longo do mundo”, embora haja controvérsias*.

A incrível passagem localizada na cidade de Bergen será inaugurada no próximo dia 15 de abril com uma programação variada de atividades, como corrida de triciclos e corrida de bicicleta para crianças entre outras, que acontecerão ao longo do dia em todo o seu traçado.

Segundo os construtores, para se percorrer todo o percurso de bicicleta a pessoa vai levar apenas uns 10 minutos; já para os que optarem por caminhar, o percurso dura entre 30 e 45 minutos, feitos com tranquilidade.

Concebido para atender à mobilidade ativa, o túnel corta a montanha Lovstakken e liga as áreas residenciais de Fyllingsdalen e Mindemyren da cidade norueguesa.

Ao final da escavação, quem desejar continuar pedalando até ao centro de Bergen terá de passar ainda por outro novo túnel, o de Kronstad, que desemboca em Mollendal, seguindo rotas de bicicleta já existentes na região.

Tanto o projeto do túnel quanto o das ciclovias são financiados pelo Miljoloftet (em tradução livre, “Iniciativa Ambiental”), acordo de cooperação reunindo os três níveis de governo na Noruega (municipal, estadual e nacional).

Pedalar e caminhar

Segundo os autores do projeto, o objetivo da obra é estimular a população a usar mais a bicicleta, ou andar a pé, em vez de dirigir um carro, de modo a conseguir reduzir o tráfego nas cidades e as emissões de carbono prejudiciais à saúde.

A distância total da rota – de Fyllingsdalen a Festplassen, no centro da cidade – é de 7,8 km, que podem ser feitos de bike em cerca de 25 minutos. Atualmente, sem o túnel, a pedalada entre esses dois pontos leva mais de 40 minutos.

*O túnel de Bergen talvez não seja exatamente o mais longo do mundo, porque já há nos Estados Unidos o túnel Snoqualmie, perto de Seattle, com 3,6 km de comprimento. Porém, o que os noruegueses consideram é que o túnel americano é, originalmente, uma velha estrutura ferroviária abandonada que foi reaproveitada pelos ciclistas como uma rota de aventuras. Quer dizer, não foi projetado e construído para essa finalidade de mobilidade ativa, como é o caso do Fyllingsdal.

Fonte: Mobilize

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2025 CONEXÃO SOBRETRILHOS

Design e Gestão Digital: 24x7 Comunicação

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?